quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dados preliminares: Advito para preços das viagens corporativas em 2010

Nas próximas semanas, a Advito - braço independente de consultoria da BCD Travel - vai divulgar seu “2010 Industry Forecast”. O estudo anual vai focar as tendências de preços, estratégias de negociações de fornecedores para aéreo, hospedagem e transporte terrestre, bem como analisar as principais tendências em práticas de gestão de viagens corporativas. Dados preliminares antecipados pela Advito para 2010 mostram que os preços vão começar a subir no próximo ano, começando pelas tarifas aéreas, que tentarão recuperar as perdas dos últimos 12 meses em decorrência da crise financeira global e da queda na demanda.

Globalmente, as tarifas aéreas deverão aumentar entre 1% e 6% em comparação com os preços dos bilhetes em 2009. Nos EUA, as tarifas econômicas deverão aumentar 6% em viagens domésticas e 3% em rotas intercontinentais. As tarifas de classe executiva deverão aumentar 3% na América do Norte (voos domésticos e regionais) e 5% em voos internacionais. Segundo Bob Brindley, vice-presidente de Soluções de Negócios da Advito, os compradores devem esperar que as menores tarifas sejam disponibilizadas em 2010 por menor tempo.

Enquanto isso, os compradores vão continuar percebendo uma recuperação de preços na hotelaria dos principais mercados de business travel, inclusive nos EUA, onde a Advito projeta que as diárias médias caiam 0,9% em termos anuais. Propriedades de alto nível ganharam atualmente maior participação no total de room nights dos clientes da Advito, como resultado da baixa ocupação e grandes descontos. Em 2009, hotéis upper upscale e luxury registraram mais da metade dos room nights de clientes Advito. Os hotéis midscale ficaram com pouco mais de um terço desse share.

O estudo da consultoria projeta um aumento de 4% para as locações de automóveis nos EUA, em relação as tarifas de 2009. O motivo é que as locadoras continuam a reduzir suas frotas e transferem mais custos para os locadores. As previsões da Advito estão baseadas nas projeções de seus clientes para 2010, na manutenção relativamente estável dos preços do petróleo entre US$ 60 e US$ 70 por barril e em outros indicadores econômicos, inclusive no ultimo Economic Outlook divulgado pelo FMI, que projeta para 2010 um crescimento de 1,5% para o PIB dos EUA e de 3,1% para o PIB mundial.

Fonte: Business Travel Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário