terça-feira, 2 de novembro de 2010

Amadeus diz que as vendas de serviços aéreos adicionais podem triplicar.

As receitas globais de serviços adicionais, fragmentados, extras ou secundários podem alcançar € 18,4 bilhões este ano (US$ 22,6 bilhões) mas esse valor é apenas uma fração do que as companhias aéreas podem arrecadar, disse Philippe Chereque, vice-presidente executivo Comercial do Amadeus, ao comentar o lançamento de um guia pela companhia em parceria com a IdeaWorks. Segundo ele, as companhias aéreas devem aumentar significativamente as vendas de serviços extras, como os de reservas de hotéis e de locação de automóveis. “€ 18,4 bilhões, apesar de significativo, continua sendo um valor menor que 5% das receitas operacionais anuais geradas pelas companhias aéreas”, disse Chereque. 


Apenas em 2009, as vendas globais desses “pague por extras de companhias aéreas”, que também incluem o despacho de bagagens, alimentos e bebidas, aumentaram € 3,32 bilhões, para € 11 bilhões (US$ 13,5 bilhões). “E as companhias aéreas apenas agora estão começando a utilizar o canal de suas principais agências de viagens (por yield), para vender seus serviços fragmentados ou secundários”, disse Chereque. Ele prevê que em poucos anos, as receitas fragmentadas podem aumentar até 300%, para € 74,8 bilhões por ano, se as companhias tornarem essas vendas mais agressivas. Entretanto, o aumento exponencial nesses acréscimos adicionais para passageiros podem causar sérios problemas se não forem corretamente administrados, alerta o executivo do Amadeus, que disse estar conversando com algumas companhias aéreas para ajudá-las nesse sentido.

“Quando um voo é cancelado por problemas climáticos, a companhia aérea deve reacomodar os passageiros em outro avião, cada um deles com sua própria combinação de assentos marcados, entretenimento a bordo, peças de bagagens adicionais e refeições preferidas. Isto é difícil, mesmo quando as coisas estão normais ou estão indo bem. Transformar com sucesso receitas fragmentadas ou extras em lucro adicional, dependerá da habilidade da companhia aérea em administrar eficientemente situações como estas”, completou Chereque.

Amadeus espera que as companhias aéreas utilizem formas mais criativas para vender serviços extras no futuro, como os canais móveis, para ganhar tempo e fazer ofertas especiais. “Viajantes que chegam com antecedência ao aeroporto podem receber oferta de esperar seus voos por uma hora em uma sala Vip, por exemplo. Pagando por isso, é claro”. O guia publicado pelo Amadeus com a IdeaWorks menciona alguns exemplos específicos de serviços fragmentados ou extras. Entre eles:

·          AirAsia oferece, antes da partida do voo, em seu website, 10 opções de entradas de refeições.
·          Continental Airlines implantou preços flexíveis para a escolha de assentos com espaço extra para as pernas (pitch maior). Quando a demanda aumenta, o fee também aumenta (daí a flexibilidade).
·          EasyJet oferece embarque prioritário por 12 meses, independentemente do número de voos, aos membros de seu programa que possuam cartões EasyJet Plus.
·          KLM está testando um programa de refeições que permite aos seus clientes escolher o que ele vai comer, antes da partida do voo. As opções estão sendo disponibilizadas em oito rotas de longa distância a partir de Amsterdam e incluem Calgary, Dubai e São Paulo.


Fonte: Business Travel

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