terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pfizer Brasil terá sistema de viagens global

O gerente de Procurement para América Latina da Pfizer, Simon Vandeputte (foto), fez uma apresentação durante o Get There Summit Brazil 2010, evento da Sabre Holdings, que acontece neste momento no Sofitel São Paulo.
O executivo revelou que a empresa está implantando no Brasil o sistema de viagens que já existe em outros países do mundo, via Get There. “Temos uma política em que as compras de passagens aéreas e hotéis já estão integrados globalmente. Nossos funcionários só voam e se hospedam com os parceiros. Nosso desafio será cumprir as metas de market share com os fornecedores, mas com a expansão global dos nossos sistemas ficará mais fácil”, revelou.
Para o próximo ano, o executivo revelou que a empresa terá uma agência de viagens que dará todo suporte de back-office para os colaboradores da empresa na Costa Rica. “Estamos estudando a possibilidade de implantar um call center no Brasil porque sabemos que o fuso horário entre os países da América Latina é muito grande”, disse.
Atualmente, 43% da verba de viagens são gastos com passagens aéreas, seguidos dos hotéis (24%) e restaurantes (23%). Vandeputte lembrou que a América Latina responde por 6% dos gastos de viagens da Pfizer no mundo.


Fonte: PANROTAS

Pluna - ajuste na cobrança de bagagens

Fonte: Gapnet news

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ABIH Nacional e Sebrae investem na qualificação para Copa 2014

O Sebrae Nacional e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional estão investindo cerca de R$ 3,3 milhões na qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem. A iniciativa visa a qualidade dos serviços que serão oferecidos aos turistas que visitarão o país antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014 no Rio de Janeiro.
 
O programa de qualificação pretende atuar nas 12 cidades sede da Copa e em outros 20 destinos indutores, que receberão hóspedes em função do maior evento esportivo do planeta. 
 
Segundo as estimativas do Ministério do Turismo, o Brasil receberá cerca de 500 mil turistas estrangeiros para o Mundial de 2014. Em vista disso, uma das prioridades definidas pelo Sebrae e pela ABIH Nacional é a capacitação profissional, visando à eficiência da gestão e ao posicionamento competitivo do setor durante e depois da Copa do Mundo.
 
O programa, desenvolvido em função dos grandes desafios que a indústria do turismo, especialmente a hotelaria, tem como objetivos principais mobilizar e articular empresários, empreendedores, dirigentes do segmento dos meios de hospedagem para a necessidade de se promover um forte movimento de modernização empresarial.
 
No programa, gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras serão capacitados em marketing, competitividade, sustentabilidade e temas ligados à inovação da gestão.
 
"Nossa meta é fornecer aos pequenos meios de hospedagem diversos mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. Queremos também promover a utilização de ferramentas de gestão a partir das 32 oficinas que serão realizadas", destaca Marcelo Safadi, coordenador estratégico do projeto.
 
As metas principais do programa são melhorar a qualidade da gestão e da competitividade no setor, oferecendo novas ferramentas de comercialização aos Pequenos Meios de Hospedagem como uma central de negócios e incentivos, previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; promoção de treinamentos especializados, melhorando qualitativamente a oferta de serviços; além de mostrar as vantagens da formalização das empresas atuantes no mercado informal.
 
Entre os temas de capacitação mais atraentes, apontados pelas mais de dez mil pessoas que visitaram o blog do projeto Pequenos e Notáveis, de agosto a novembro, ocupam o primeiro lugar as estratégias de atração e de atendimento aos turistas, seguidas pelo atendimento ao turista em meios de hospedagem.
 
Procedimentos para obtenção de linhas de crédito para o turismo, estratégias de comunicação e relacionamento com o turista e gestão de hotéis e pousadas também estão entre os principais temas de interesse dos empresários e profissionais gestores da hotelaria.
(Flávia Machado)
 

Fonte: Hôtelier News

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aviação

Comissão aprova projeto para coibir abuso de preços em passagens aéreas



A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou hoje o Projeto de Lei 4804/09, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que dá à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o direito de definir os preços das passagens aéreas nas linhas exploradas por apenas um concessionário ou permissionário. A medida acaba com a liberdade tarifária para esses trechos, prevista na Lei 11.182/05, que criou a Anac.

O relator da matéria, deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), afirmou que, quando uma única empresa aérea opera determinado trecho de viagem, a tendência é a prática de preços abusivos. "Monopólios quase sempre são marcados pela ineficiência e a norma é repassar para o consumidor o custo dela decorrente", disse. Segundo o parlamentar, o projeto manterá a liberdade tarifária no transporte aéreo, sempre que houver concorrência. E, quando apenas uma empresa fizer determinado trecho aéreo, a Anac estabelecerá um preço máximo a ser cobrado "para proteger os consumidores".

O projeto, que tramita em caráter conclusivo (rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo). O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., ainda será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).


Fonte: Jornal de Turismo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pesquisa mostra o que passa pela cabeça dos passageiros antes de embarcar

Agências com Ediçao do DT
O número de passageiros que faz reserva de voo via internet no Aeroporto de Guarulhos é de 87%, uma porcentagem menor apenas que a do aeroporto mais movimentado do mundo, que fica em Atlanta, nos EUA.
Foto: arquivo DT
A Pesquisa Global da SITA sobre Autosserviço com os mais importantes aeroportos do mundo descobriu que os brasileiros são os passageiros que adotariam mais rapidamente qualquer solução self-service que torne a vida do passageiro mais fácil.
A Pesquisa da SITA ainda descobriu que 83% dos passageiros brasileiros gostariam de ir além e usar soluções de despacho de bagagem fora do aeroporto. Enquanto isso, 79% demonstraram interesse em fazer, eles mesmos, a etiquetagem de suas malas no aeroporto e 83% gostariam de fazer isso em casa ou no escritório, se fosse possível. Em escala global, 66% dos que responderam a Pesquisa usariam um quiosque para reclamar de extravio, perda ou roubo de bagagem. No Brasil este número é de 90%.
A popularidade dos quiosques no Aeroporto de Guarulhos também se demonstra quanto a outros usos potenciais do autosserviço, como, por exemplo, o agendamento e mudança de voos, a compra de serviços adicionais (refeições, por exemplo) e autotransferência. O interesse nestas opções é particularmente alta entre viajantes brasileiros, chegando à casa dos 80%.


O uso dos quiosques para check-in ganhou grande popularidade em São Paulo, pulando de 37%, em 2009, para 76% de passageiros que responderam a Pesquisa da SITA interessados em usar regularmente esta tecnologia. O alto interesse dos passageiros brasileiros em acessar os websites das cias. aéreas para não somente marcar um voo, mas também conseguir informação online e modificar suas reservas chega a 90%.
O número de passageiros que faz reserva de voo via internet no Aeroporto de Guarulhos é de 87%, uma porcentagem menor apenas que a do aeroporto mais movimentado do mundo, que fica em Atlanta, nos EUA. Também impressiona a queda no número de passageiros que nunca haviam feito check-in online – de 89% em 2009 para 46% neste ano – o check-in online é usado intermitentemente por 49% e frequentemente por 5%, em comparação aos 57% de Atlanta.
Enquanto, globalmente, a maior razão para o não-uso do check-in online era a presença de malas para despachar (27%), o maior obstáculo em Guarulhos foi a dificuldade de fazer check-in de companheiros de viagem.
Norbert Steiger, vice-presidente regional da SITA para América Latina e Caribe, afirmou que “O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é um grande exemplo de como o uso estratégico dos quiosques durante a jornada do passageiro pode encorajar a adoção do autosserviço e melhorar o gerenciamento de passageiros em um ambiente conturbado, como o da aviação. Este aeroporto fixou referências para o despacho de bagagens e também vem encorajando as cias. aéreas a ver como os passageiros brasileiros são entusiastas do uso das páginas virtuais destas companhias para consumo”.
A 5ª Pesquisa Mundial sobre Autosserviço de Passageiros é uma análise profunda sobre as atitudes e hábitos de um número que chega a 287,6 milhões de passageiros que usam sete dos principais aeroportos internacionais. Além de Guarulhos, estão incluídos Beijing Internacional (China), Frankfurt (Alemanha), Hartsfield-Jackson, Atlanta (EUA), Moscou Domodedovo (Rússia), Mumbai Internacional (Índia) e OR Tambo, Joanesburgo (África do Sul).
A base de dados desta Pesquisa extraiu informações com 2490 passageiros viajando por 106 cias. aéreas, conduzidos até portões de embarque antes de suas viagens. As principais nacionalidades entrevistadas eram: americanos (17%), indianos (12%), chineses (12%), brasileiros (11%), alemães (8%) e outros (23%).

Fonte: Diário do Turismo

Pergunta:  Você gestora/secretária executiva de viagens corporativas, realiza o check in antecipado de voos somente para o trajeto de ida ou ida e volta?
____________________________________________

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

WTM 2010: feira promete quebrar recordes e discutir temas atuais como turismo desportivo

Natália Strucchi, de Londres

Pavilhão das Américas com destaque para o MERCADO & EVENTOS, um dos media partners da feira

Está tudo pronto para o início da World Travel Market (WTM) 2010, principal feira do setor turístico da Grã-Bretanha, que começa nessa segunda-feira (08/11) no Excel London. O MERCADO & EVENTOS, media partner desse importante evento, já está na capital britânica e pôde conferir de perto os ajustes finais feitos nesse final de semana. Durante os próximos dias você poderá conferir em nosso site a cobertura completa com fotos, vídeos e entrevistas das principais autoridades presentes.
Trend – Durante a cerimônia de abertura, a Trend Operadora será uma das homenageadas através da indicação do M&E que, como já mencionado, é o veículo brasileiro media partner da WTM. Na ocasião, o presidente da Operadora, Luis Paulo Luppa, receberá o prêmio das mãos de Roy Taylor, vice-presidente executivo do jornal.
Novidade – Em 2012, Londres vai sediar os Jogos Olímpicos (antecedendo a edição carioca). Então, nada mais natural que o turismo desportivo ganha mais destaque nessa WTM. Pela primeira vez, o evento terá um pavilhão esportivo. O espaço terá como expositores alguns dos estádios ingleses mais conhecidos, além de museus ligados ao tema do esporte. Segundo a presidente da WTM, Fiona Jeffrey, o turismo esportivo gera cerca de US$ 51 bilhões anualmente em todo o mundo. Entre os espaços confirmados no Pavilhão de Esportes da feira estão os estádios de Lords (criquete), Twickenham (rugbi), Wembley (futebol) e Wimbledon (tênis).
OMT - A quarta e maior edição do Encontro de Ministros da Organização Mundial do Turismo, durante a WTM irá, pela primeira vez, divulgar uma Declaração de Intenções elaborada pelos próprios ministros de Turismo, assessores e líderes do setor privado, que entrarão em um acordo sobre as necessidades do mercado. O objetivo é elaborar uma lista de propostas que definirão o futuro e direção da indústria de turismo e viagens para os próximos 12 meses. Fiona Jeffrey, explicou que o evento será extremamente significante para o setor este ano. "Essa Declaração de Intenções torna a WTM ainda mais central para o sucesso futuro da indústria de viagens", comenta.
Expectativas - A feira acontece de segunda a quarta-feira das 10h às 18h e na quinta até às 17h. A expectativa é superar os números da última edição. Em 2009, 2.839 jornalistas internacionais estiveram presentes, um crescimento de 12% em relação a 2008. Ainda no último ano quase 46 mil profissionais da indústria do turismo, incluindo os ministros de governos, participaram do evento. Estima-se que a feira de 2009 tenha resultados na ordem de £ 1,139 milhão em negócios fechados.


Fonte: Mercado & Eventos


Minha opinião:  Já postei antes, sobre as oportunidades que estão crescendo ná Área da Gestão de Viagens corporativas e o turismo desportivo abre oportunidades para gestores trabalharem em clubes de futebol entre outros esportes que estão se destacando no nosso país, como Gestores de viagens de esporte.

Solange Venegas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cias. Aéreas - bagagens

A Puma Air aumentou a franquia de bagagem para 40Kg por passageiro (adulto).  Uma ação inédita, já que a franquia usual praticada no mercado é de 23Kg de bagagem. Está é mais uma novidade e comodidade nos voos oferecidos pela companhia.
Com a proximidade do final do ano, e reconhecendo os destinos São Paulo, Macapá e Fortaleza como polos de compras, esta foi uma decisão acertada da empresa. Com essa ação, a Puma irá oferecer tranquilidade para os passageiros que precisam transportar maior volume de bagagem nas viagens de final de ano. Agora eles podem viajar tranqüilos, pois não haverá custo extra na viagem com pagamento de adicional por excesso na franquia.
Pensando ainda na comodidade dos seus passageiros, a empresa também abriu mão de alguns assentos em suas aeronaves para aumentar o espaço entre as poltronas, tornando a viagem ainda mais confortável. Para viagens com duração superior a duas horas a empresa serve refeições especiais, criadas por chefes de cozinha renomados.

-----------------------------------------------------------------------------------

SWISS tem franquia de bagagem Piece Concept para todos os destinos

Atendendo à uma solicitação de seus clientes e adaptando-se às necessidades de viajantes brasileiros ao exterior, nos bilhetes emitidos a partir de 1º de abril toda tarifa Swiss com origem Brasil terá franquia de bagagem PC (piece concept). Os passageiros Swiss poderão despachar 2 malas pesando até 32Kgs cada na ida e na volta, viajando em qualquer uma das classes primeira, executiva ou econômica.
A franquia de bagagem por peças é válida do primeiro ponto de embarque no Brasil até o primeiro ponto de parada na Europa, Oriente Médio, Ásia ou Santiago do Chile, desde que as cidades intermediárias sejam somente conexão.
A franquia PC é válida na ida e na volta, respeitando essa condição.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cardápio a bordo

Quer provar um chocolate saudável, gostoso e nutritivo?
Então experimente a bordo dos voos da Webjet o Chocosoy Pops da Olvebra e boa viagem!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Amadeus diz que as vendas de serviços aéreos adicionais podem triplicar.

As receitas globais de serviços adicionais, fragmentados, extras ou secundários podem alcançar € 18,4 bilhões este ano (US$ 22,6 bilhões) mas esse valor é apenas uma fração do que as companhias aéreas podem arrecadar, disse Philippe Chereque, vice-presidente executivo Comercial do Amadeus, ao comentar o lançamento de um guia pela companhia em parceria com a IdeaWorks. Segundo ele, as companhias aéreas devem aumentar significativamente as vendas de serviços extras, como os de reservas de hotéis e de locação de automóveis. “€ 18,4 bilhões, apesar de significativo, continua sendo um valor menor que 5% das receitas operacionais anuais geradas pelas companhias aéreas”, disse Chereque. 


Apenas em 2009, as vendas globais desses “pague por extras de companhias aéreas”, que também incluem o despacho de bagagens, alimentos e bebidas, aumentaram € 3,32 bilhões, para € 11 bilhões (US$ 13,5 bilhões). “E as companhias aéreas apenas agora estão começando a utilizar o canal de suas principais agências de viagens (por yield), para vender seus serviços fragmentados ou secundários”, disse Chereque. Ele prevê que em poucos anos, as receitas fragmentadas podem aumentar até 300%, para € 74,8 bilhões por ano, se as companhias tornarem essas vendas mais agressivas. Entretanto, o aumento exponencial nesses acréscimos adicionais para passageiros podem causar sérios problemas se não forem corretamente administrados, alerta o executivo do Amadeus, que disse estar conversando com algumas companhias aéreas para ajudá-las nesse sentido.

“Quando um voo é cancelado por problemas climáticos, a companhia aérea deve reacomodar os passageiros em outro avião, cada um deles com sua própria combinação de assentos marcados, entretenimento a bordo, peças de bagagens adicionais e refeições preferidas. Isto é difícil, mesmo quando as coisas estão normais ou estão indo bem. Transformar com sucesso receitas fragmentadas ou extras em lucro adicional, dependerá da habilidade da companhia aérea em administrar eficientemente situações como estas”, completou Chereque.

Amadeus espera que as companhias aéreas utilizem formas mais criativas para vender serviços extras no futuro, como os canais móveis, para ganhar tempo e fazer ofertas especiais. “Viajantes que chegam com antecedência ao aeroporto podem receber oferta de esperar seus voos por uma hora em uma sala Vip, por exemplo. Pagando por isso, é claro”. O guia publicado pelo Amadeus com a IdeaWorks menciona alguns exemplos específicos de serviços fragmentados ou extras. Entre eles:

·          AirAsia oferece, antes da partida do voo, em seu website, 10 opções de entradas de refeições.
·          Continental Airlines implantou preços flexíveis para a escolha de assentos com espaço extra para as pernas (pitch maior). Quando a demanda aumenta, o fee também aumenta (daí a flexibilidade).
·          EasyJet oferece embarque prioritário por 12 meses, independentemente do número de voos, aos membros de seu programa que possuam cartões EasyJet Plus.
·          KLM está testando um programa de refeições que permite aos seus clientes escolher o que ele vai comer, antes da partida do voo. As opções estão sendo disponibilizadas em oito rotas de longa distância a partir de Amsterdam e incluem Calgary, Dubai e São Paulo.


Fonte: Business Travel