sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fees secundários aumentam as dores de cabeça dos gestores de viagens.

Os hotéis (9,1%), locadoras de veículos (7,6%), as TMCs (7,6%) e os meios de pagamento (3%) continuam cobrando fees, mas os fees das companhias aéreas (72,7%) são as que têm hoje maior impacto na gestão das viagens corporativas. No início de maio, o DOT (U.S. Departmento of Transportation) divulgou que as receitas fragmentadas ou secundárias das companhias aéreas em 2009 chegaram a US$ 7,8 bilhões, um aumento de 41,8% sobre os US$ 5,5 bilhões arrecadados no exercício anterior. O aumento fica claro para os 72% dos gestores de viagens que responderam à pesquisa "The Wire” da AirPlus International’s no mês passado e que escolheram as companhias aéreas como a categoria de fornecedores que mais afeta seus orçamentos de viagens com os fees. E segundo a AirPlus, os números do DOT não contam a história completa.

Os US$ 7,8 bilhões compilados pela agência governamental não incluem muitos dos fees que continuam irritando os travel managers. Para o DOT, as receitas fragmentadas ou secundárias incluem os fees sobre bagagens, os fees para troca de reservas/bilhetes e diversas receitas operacionais. As receitas obtidas da marcação de assentos, das vendas a bordo de comidas, bebidas, travesseiros, cobertores, entretenimento ou qualquer outro item secundário são classificados como “receitas relacionadas ao transporte aéreo” e não podem ser identificadas separadamente.

Esta é uma situação que os compradores de viagens conhecem muito bem e eles estão vendo com as companhias aéreas, com suas travel management companies e, particularmente, com seus cartões de crédito parceiros, uma forma de ajudá-los a desmembrar os encargos fragmentados ou secundários do preço total dos bilhetes, de forma a que ganhem visibilidade e que eles possam começar a administrá-los. Entre os que responderam a pesquisa, a metade indicou que seus viajantes não têm visibilidade sobre os encargos fragmentados ou secundários no ato da reserva de viagem corporativa através de sua TMC. Cerca de 29% responderam que suas agências de viagens corporativas destacam os fees associados à viagem solicitada, no momento da reserva. Outros 8% responderam, entretanto, que sua TMC é capaz de destacar os fees e de ajudá-los a administrá-los, enquanto 13% disseram não saber se os eventuais fees de companhias aéreas, hotéis e locadoras de automóveis foram abordados no momento da reserva de uma viagem de negócios.

Fonte: Business Travel Magazine

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