quarta-feira, 3 de março de 2010

GTMC: indústria de business travel finalmente deu sinais de recuperação.

Segundo o relatório de transações no quarto trimestre de 2009 (4T09) divulgado pelo GTMC - Guild of Travel Management Companies (entidade que no Brasil equivale ao FAVECC ou à TMC Brasil), a indústria britânica de business travel finalmente deu sinais de recuperação, embora ainda continue frágil. Os dados referem-se a uma consolidação do total de transações dos membros do GTMC no 4º trimestre de 2009 e mostram um modesto retorno no setor de aviação e o início de concorrência no setor hoteleiro. A indústria férrea continua se fortalecendo cada vez mais, enquanto o negócio de locação de automóveis continua em declínio.

O número de business travelers comprando bilhetes de avião esteve em queda livre desde a crise bancária iniciada no último trimestre de 2008. Mas após consolidações, redução da capacidade e muitas promoções, as companhias aéreas registraram um aumento anual de 1% na venda de assentos. No 3T09, os números ainda indicavam uma alarmante queda de 15%. As transações de hotéis, que até o 3T09 estavam 13% abaixo do mesmo período do ano anterior, recuperaram-se e fecharam o ano com uma variação anual negativa de apenas 2%.

Durante a recessão, as transações envolvendo viagens de trem registraram um crescimento inédito, ajudadas pelos viajantes corporativos, que sempre que possível, substituíram as viagens aéreas por viagens de trem - para economizar dinheiro e cortar suas emissões de carbono. No 4T09 esse progresso continuou, mostrando um crescimento anual de 16% nas vendas para as TMC’s, em relação ao mesmo trimestre de 2008. Recentemente, o GTMC divulgou o “Business Travel Manifesto”, incitando o governo a aumentar seus investimentos em linhas de trens de alta velocidade.

O setor de locação de veículos, devastado pela recessão geral e impactado pela crise na indústria automobilística, que torna a gestão de frotas extremamente difícil, sofreu um declínio anual de 8% nas transações.


Fonte: Business Travel Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário