quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Turismo de Negócios é destaque em coletiva com Ministro de Turismo










O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a secretária de Turismo, Érica Drumond, durante a coletiva de imprensaFoto: Dila Puccini
Nesta quarta-feira, 09/12, em coletiva de imprensa realizada durante a Semana Nacional dos Eventos, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, afirmou que Belo Horizonte possui bons equipamentos para a realização de grandes eventos. “A cidade é referência em vários pólos da economia e possui vocação o Turismo de Negócios”, ressaltou.
A secretária de Estado de Turismo de
Minas Gerais, Érica Drumond, afirmou que o incremento ao Turismo de Negócios é um das prioridades do Governo de Minas. “A Semana Nacional dos Eventos é uma oportunidade para que toda a cadeia produtiva possa ver as potencialidades da economia de Belo Horizonte. Durante este evento, os participantes podem conferir que os restaurantes estão cheios, que os hotéis têm capacidade para atender os visitantes e que a cidade possui infraestrutura para receber o grandes eventos”, afirmou a secretária, que participou da coletiva.
Balanço
De acordo com o ministro, o Turismo de Negócios é responsável por 30% de toda a capacidade do turismo no país. “
Belo Horizonte e outros destinos mineiros já possuem posição de destaque no turismo mundial. A capital mineira, por exemplo, já é a quinta cidade brasileira que mais realiza eventos”, enfatizou o ministro.
Luiz Barretto também fez um rápido balanço do turismo no Brasil em 2009. “Com os obstáculos causados pela crise econômica, o mercado corporativo enfrentou dificuldades este ano. Mesmo assim, tivemos um aumento de 42% no número de desembarques internacionais em comparação com 2008. Registramos 55 milhões de desembarques nacionais. O último trimestre – outubro, novembro e dezembro – foi aquecido. Tenho uma opinião otimista quanto aos números que poderemos registrar no próximo ano”, concluiu.
BH Espera por Você
Também presente na coletiva de imprensa, o presidente do
Belo Horizonte Convention & Visitors Bureaux – BHC&VB –, Roberto Noronha, afirmou que as estratégias para a captação de novos eventos, em parceria com entidades representativas, têm gerado resultados positivos. “Por meio de campanhas como a BH Espera por Você, que incentiva o belohorizontino a desfrutar os atrativos de Belo Horizonte durante os meses de janeiro e fevereiro, o BHC&VB intensifica as ações para que o dinheiro circule na cidade“, explicou.
Roberto Noronha também revelou que “até o momento foram captados 57 novos eventos para a capital mineira, com a participação de 63 mil pessoas. Destes, 43 são nacionais e 14 são internacionais. Esses números resultam em uma receita adicional de R$ 85 milhões para a economia local e R$ 25 milhões na arrecadação de impostos”, destacou.
Semana Nacional dos Eventos
Realizada pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, a Semana Nacional dos Eventos transforma
Belo Horizonte na capital nacional do Turismo, entre os dias 8 e 11 de dezembro. Com uma programação rica em painéis, o encontro reúne todos os secretários de Estado de Turismo país, além de Conventions Bureaux do Brasil e da América Latina.
A Semana é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo, a União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE –, a Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras – ABRACEF –, Associação de Marketing Promocional – AMPRO –, Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC – e Confederação Brasileira dos Conventions e Visitors Bureaux – CBC&VB.
Fonte:
Secretaria de Turismo de Minas Gerais

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