terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Identificação Positiva de Passageiros começa em 1º de março, diz Anac

Redação CORREIO

A partir de 1º de março, os passageiros que utilizam os aeroportos brasileiros terão que apresentar um documento de identificação com foto no portão de embarque da aeronave. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esta Identificação Positiva de Passageiros já ocorre na Europa e na América do Norte.

A Anac também informou que os passageiros que fazem check-in pela internet, através do autoatendimento ou por celular não precisarão mais carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes de seguir para a sala de embarque do aeroporto.

Para a Identificação Positiva, o passageiro poderá apresentar os seguintes documentos, em voos domésticos: carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública; carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por Ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional); licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela ANAC.

Em caso de roubo de documentos, o passageiro ainda pode embarcar apresentando Boletim de ocorrência, desde que este tenha sido emitido há menos de 60 dias. Crianças e adolescentes menores de idade devem apresentar a identificação com foto ou certidão de nascimento e também comprovação de filiação ou parentesco com o adulto responsável. Para viagens internacionais, é preciso apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido.

As medidas foram determinadas pela Anac em resolução de dezembro de 2009.

Fonte: http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=49811&mdl=27

Nenhum comentário:

Postar um comentário