terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Maiores empresas do país investiram 43% a mais em eventos em 2011

Dados da pesquisa “O Impacto Econômico dos Eventos”, encomendada pelo Instituto Alatur, em parceria com o capítulo brasileiro da MPI - Meeting Professionals International, revelam que as melhores e maiores empresas do Brasil aumentaram em 43% seus investimentos em eventos durante o ano de 2011. O número superou o índice de 2010, que acumulou crescimento de 41% em relação a 2009 e registrou, em média, gasto de R$ 2,4 milhões por empresa. Realizada pela Fran6 Análise de Mercado, a amostra abordou gestores de eventos de 75 empresas (64% indústrias e 34% do comércio e serviços), com média de 13 mil colaboradores, consideradas entre as 1.000 maiores e melhores do País.

A amostra indica que as empresas tendem a realizar eventos próprios, como convenções, lançamentos de produtos e patrocínio de shows. Hoje, 97% das companhias acreditam que o número de eventos verdes deve aumentar significativamente no Brasil e 74% já utilizam materiais naturais para organização das ações. Efetivamente, 41% já organizam eventos verdes e 25% conversam sobre o tema, assim como 90% confiam na atual expansão do mercado no País.  “O share dos eventos próprios e patrocinados cresce gradativamente ano a ano, pois o ROI pode ser bem mais significativo”, diz Alberto Moane, diretor da Alatur Eventos & Incentivos.  

Segundo o estudo, cada companhia realiza, em média, 18 eventos pequenos (10 a 50 pessoas) durante o ano. Ações de médio porte (51 a 250 pessoas) somam 19 realizações e os grandes eventos (250 pessoas ou mais) chegam a 12. Os investimentos estão direcionados para exposições, salões e estandes em feiras (42%), bem como confraternizações (40%) e treinamentos/workshops (33%). Atualmente, 65% das companhias já utilizam novas tecnologias para reuniões e eventos e promovem treinamentos para utilização das mesmas (57%), como sistema de telepresença (55%), avaliação do ROI das mídias sociais (29%), uso do holograma nas reuniões (14%) e promoção de reuniões virtuais/híbridas (71%).  

Os eventos estão cada vez mais planejados, controlados e normatizados. Prova disso, 89% das empresas possuem diretrizes para busca de savings (economias ou redução de custos) e 26% já utilizam o sistema Return On Investiments (ROI) para eventos corporativos como um todo. Em 74% das companhias, os eventos são organizados a partir dos setores de marketing, comunicação, viagens ou o próprio departamento de eventos. Entretanto, o setor de compras colabora no processo em 57% das empresas, com poder de decisão em apenas 6%.

No geral, em ordem decrescente, a relevância na satisfação após contratação de fornecedores depende de atendimento (29%), preço (26%), conceito criativo (19%), expertise (15%) e tempo de organização (11%). Exatamente 90% das entrevistadas dizem que esperam empenho de seus profissionais no momento de negociação em busca dos savings e 83% confiam e consideram seus fornecedores altamente organizados. A preferência de 54% é pela contratação de agências de pequeno e médio porte, por conta de um melhor atendimento. “A pesquisa diz que 78% das empresas precisam de mais de um fornecedor. Porém, a fragmentação de serviços em excesso pode prejudicar a gestão de eventos”, avalia Moane. A solução pode estar no planejamento, pois o tempo de organização dos grandes eventos é próximo a três meses. Atualmente, 66% das companhias possuem calendário de eventos, mas 22% das ações realizadas não estão previstas no papel. 

Fonte: BTM

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A expansão na América Latina continua com o lançamento da GBTA Brasil

Menos de um mês depois de lançar oficialmente a GBTA Argentina(veja Hot News de 20.12.2011), a GBTA - Global Business Travel Association, a maior organização de viagens de negócios e eventos do mundo, com mais de 5.000 membros que globalmente gerenciam um volume superior a US$ 340 bilhões em viagens e eventos por ano, anunciou hoje o lançamento do GBTA Brasil. Para expandir suas atividades com um grande pacote de benefícios para seus membros, com destaque às conferências educacionais que serão oferecidas pela Academia GBTA, a organização global nomeou o especialista em viagens de negócios Wellington Costa para o cargo de presidente da GBTA Brasil, com efeito imediato.



O capítulo do GBTA Brasil vai trabalhar em estreita colaboração com GBTA América Latina e foco no crescimento e desenvolvimento da organização, apoiando o empenho permanente da GBTA nos Estados Unidos em seu processo de globalização. Nos últimos anos a GBTA manteve como parceira no Brasil a ABGEV - Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas, com a qual pretende continuar mantendo relações, apesar de estar iniciando uma atuação independente no País.

Wellington Costa atualmente atua como diretor regional de TCG Consulting para a América Latina, onde é responsável pela gestão de viagens corporativas, compras, treinamento e educação na Argentina, Brasil e México. Ele possui mais de 30 anos como gestor de viagens na para Sedco Forex Drilling Company (Schlumberger), Embaixada dos EUA e Telefonica, tendo também atuado no setor aéreo, na Varig e Pan American World Airlines. Welligton também participou da criação do Comitê de Viagens Corporativas em 2001, do qual é seu atual coordenador. Neste ano de 2012 fará parte do conselho diretivo do GAS-Grupo de Administradores de Serviços, para coordenar a Comissão de Viagens daquele grupo.

"A GBTA está entusiasmada com a sua chegada ao Brasil, maior mercado da região, e com a liderança de Wellington Costa. Estamos certos de que ele será fundamental para levar o amplo pacote de benefícios que o GBTA tem para oferecer aos membros em todo o Brasil e vai aumentar a sua presença, a nível global", disse Luis Yglesias, diretor regional GBTA para a América Latina. "Estamos satisfeitos com a resposta a nossa expansão em toda a América Latina, que inclui o lançamento dos capítulos na Argentina, Costa Rica, Chile, Peru, Colômbia, Panamá e agora o Brasil, além do já existente capítulo no México. É um momento de grande satisfação para a associação reunir os gestores de viagens a nível global para compartilhar recursos e conhecimentos, elevando a profissão de gestor de viagens”.

"Liderar este importante desafio global é uma honra para mim. Eu acredito na união dos gestores e compradores de viagens corporativas a nível global, compartilhando o objetivo comum de progredir profissionalmente, através do "benchmarking" em boas práticas. O investimento no conhecimento e carreiras destes profissionais será reforçado pela GBTA Academy, uma referência global na formação e especialização de gestores de viagens corporativas, beneficiando empresas, em todo o mundo, agregando cada vez mais conhecimentos e valores para a profissionalização desta atividade", disse Wellington Costa. Contatos com o novo presidente da GBTA Brasil através do tel. (11) 9497 1628 e do e-mailWCosta@gbta.org. Mais informações sobre a GBTA: www.gbta.org.

Foram abertas as inscrições para a GBTA Convention 2012, o maior evento especializado em viagens de negócios do mundo, que este ano acontecerá em Boston, Massachusetts, EUA, de 22 a 25 de julho. Espera-se que, como nos anos anteriores, sejam criadas condições especiais para incentivar a inscrição e a participação de profissionais brasileiros no evento. Para inscrições, clique aqui.

Fonte: Business Travel Magazine