Transporte aéreo com animal de 1,80 m e 75 kg demandou operação especial da companhia
TAM Cargo realizou, no dia 2 de novembro, o transporte aéreo de um tubarão do Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina, para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O animal, da espécie Carcharias Taurus, que mede 1,80 metro de comprimento e pesa 75 quilos, deixou a Fundação Temaikèn, na Argentina, com destino ao aquário de Guarulhos (SP). Para o transporte, a TAM Cargo utilizou um tanque especial pesando 1,2 tonelada com vedação tripla e equipado com uma bomba alimentada por baterias para circular a água. O tubarão foi colocado dentro do recipiente juntamente com água do mar em temperatura controlada.
“Somos a primeira empresa do Brasil a realizar o transporte de um tubarão em um avião comercial. A operação, que envolveu uma logística própria e a ajuda de diversos parceiros, foi bem sucedida porque é consequência da nossa experiência com os cuidados especiais que são exigidos nesse tipo de situação”, afirma Euzébio Angelotti Neto, diretor da TAM Cargo.
A empresa mantém uma parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o transporte gratuito de espécies silvestres que foram resgatadas pelas autoridades ambientais e precisam ser reintroduzidas na natureza. Desde 2009, a TAM Cargo já transportou mais de 700 animais, como cascavéis, capivaras, pinguins, pássaros, gaivotas, uma trigresa e até uma fêmea do urso de óculos, animal raro da América do Sul que foi enviado do zoológico de Salvador para o de Porto Alegre em agosto de 2010.
Enviado via email por Claudio Roberto de Carvalho
Fonte: Tecnologística Online