quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A importância do Geomarketing!!!




Geomarketing: Ferramenta de análise que permite a verificação do poder de marketing demográfico para a realização de segmentações aos clientes e soluções específicas para diversos setores como financeiro, segurador, varejista, de telecomunicações,turismo, entre outros.
A estimativa é que a procura desses segmentos por esse tipo de estudo cresça de 20% a 25% em 2009. Mas cada uma dessas áreas está em estágios diferentes de utilização do geomarketing. O mercado imobiliário e turístico também já aposta na utilização desse tipo de estudo.

Na prática, o geomarketing proporciona mais do que mapeamento geográfico, mas principalmente o conhecimento do potencial de mercado e a localização do perfil dos consumidores e prospects em cada região. A ferramenta possibilita a organização e a manipulação de informações sobre público-alvo, clientes e estudos, a partir de um ponto de vista geográfico. Com esse processo, é possível identificar o consumo e o comportamento dos clientes com base no desenvolvimento de cada região do país. Pode ser comparado à uma “radiografia”, pois também há a possibilidade de se estruturar e aperfeiçoar a força de vendas territorial.

Dessa forma, o geomarketing também tem como característica a integração dos dados do consumidor versus a cadeia produtiva em que ele está inserido. A ferramenta é capaz de reunir e agregar informações para gerar o conhecimento.
Sem dúvida nenhuma, o uso do geomaketing analisa todos os pontos do ciclo de vida do cliente, desde o momento de sua captação, em que é feita uma descrição qualificada, sua manutenção e retenção, que possibilitam indicar ofertas corretas, além de desenvolver a venda cruzada de produtos e serviços.

Fonte: Revista Cliente SA.

Professora ShirleiAutor: mkturconsultoria@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário